26/09/2013
NASF REALIZA PALESTRA NO PSF JOÃO BONFIM NASF REALIZA PALESTRA NO PSF JOÃO BONFIM

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou na última quarta - feira  (25), no PSF João Bonfim localizado no bairro de nova Brasília em Pocinhos, palestras de prevenção ao câncer de próstata, visando a saúde do homem.

O Fisioterapeuta Marcio Victor, abordou o Câncer de Próstata, e a importância do diagnostico precoce, em seguida os homens tiveram uma palestra com a psicóloga Mércia, na ocasião foram abordados temas como medo da descoberta e aceitação.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de Próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, e o sexto mais comum no mundo, representando 10% dos casos da doença. É considerado um câncer de terceira idade, pois a maior parte dos casos corresponde a homens com mais de 65 anos. Nos últimos anos tem se observado um aumento nos casos da doença, fato atribuído ao avanço dos métodos de diagnóstico, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e pelo aumento da expectativa de vida da população. O que significa que os casos são detectados precocemente, aumentando as chances de cura. A previsão do INCA, é que no ano de 2013 serão diagnosticados mais de 60 mil novos casos da doença no Brasil. A instituição alerta para alguns fatores de risco sobre esse tipo de câncer, pois a incidência de casos e o percentual de mortalidade aumenta quando o paciente possui mais de 50 anos. Como outros tipos de câncer, o de próstata tem profunda relação com a genética familiar. Homens cujo pai, ou irmãos, já tiveram a doença têm chances maiores de desenvolver o tumor. Os hábitos alimentares e o estilo de vida da pessoa também são fatores importantes a serem observados.

Por: Paolloh Oliver