19/12/2013
Prefeitura alerta sobre podas irregulares de árvores Prefeitura alerta sobre podas irregulares de árvores

Atualmente na cidade de Pocinhos, é comum as pessoas realizarem podas drásticas nas árvores, acreditando que essa prática vai revigorar as plantas.

Essa medida, portanto, não é a mais indicada e não reverte no benefício esperado. Pelo menos 30% das árvores podadas morrem já no primeiro ano, o que ocorre gradativamente.

Outro inconveniente desta prática é a brotação excessiva, que acaba exigindo manutenção muito acima do ideal, através de podas, cortes drásticos e até mesmo o corte definitivo das árvores.

Mas a poda drástica traz outros inconvenientes. O corte irregular, feito por pessoas não autorizadas e sem técnicas para a poda dos galhos, pode resultar em acidentes com a fiação elétrica.

Crime ambiental - Além de não atender à expectativa do morador, a poda drástica pode ser crime, se for feita em árvores plantadas no passeio público, as calçadas. Nesse caso, somente as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Obras podem executar o serviço e em períodos determinados. Fora do período e sem autorização municipal, a poda drástica é criminosa e pode inclusive levar a detenção de três meses a um ano, além de multa de até R$ 1.000,00 por árvore, além de responsabilização civil pelos danos causados.

A secretaria de infraestrutura da cidade estará fiscalizando e fazendo rondas para impedir este ato que tem infração prevista na Lei de Crimes Ambientais.

DECOM 






 
 
 

 

 


.

.

.

.

 
 
   A Prefeitura

 Gabinete do Prefeito
 Gabinete da Vice-Prefeita
 Secretaria de Administração
 Secretaria de Agricultura
 Sec. de Assistência Social
 Secretaria de Cultura
 Secretaria de Educação
 Secretaria de Extraordinária
 Secretaria de Finanças
 Secretaria de Indústria e Comércio
 Secretaria de Infraestrutura
 Secretaria de Saúde
 Procuradoria Geral do Município
 Assessoria de Comunicação
 
 A Cidade

 História da Cidade
 Telefones Úteis
 Pontos Turísticos
 Transparência

 Portal da Transparência
 Licitações
 Diário Oficial