25/01/2014
1ª Etapa do campeonato paraibano de Downhill acontece em Pocinhos neste domingo 1ª Etapa do campeonato paraibano de Downhill acontece em Pocinhos neste domingo

No dia 26 de janeiro, será dada a largada para a primeira etapa do Campeonato paraibano de Downhill. Os atletas já se preparam para as provas e estão esperando muita adrenalina para a atual temporada da competição. O evento acontece em Pocinhos, cariri do estado, a partir das 8h.

De acordo com divulgações oficiais da produção, as categorias foram divididas em Elite, Master, Sub 30, Junior, Hardtail e Estreante.

O evento será organizado pelo atleta Ricardo Gonçalves (Cacau) representante do Downhill de Pocinhos, contando ainda com apresentações dos atletas Hertz Cavalcante Crente e Cleber Bezerra de Souza (Atletas dos Correios), apresentando o BIKETRIA.

As premiações não foram divulgadas.

O campeonato conta com o apoio da prefeitura municipal de Pocinhos, através da secretaria de cultura.

Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. Uma modalidade do Mountain Bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 70. Em Portugal a modalidade teve a sua origem em Porto de Mós (Leiria) e desde então tem se expandido a todo o país. Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de San Francisco, Califórnia, para descer montanha abaixo. Para isso eles utilizavam bikes tipo cruiser (muitas delas da marca Schwinn) e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e freios mais potentes. Entre estes pioneiros do MTB estavam nomes como Gary Fischer, Tom Ritchey, Joe Breeze, Charlie Kelly entre outros. Hoje em dia, todos eles são empresários da indústria do Mountain Bike. O DH foi então a primeira modalidade do MTB a ser praticada.

DECOM - Paolloh Oliver