10/02/2014
Pocinhos representará a Paraíba na IV Mostra Nacional de Experiências Em Atenção Básica Pocinhos representará a Paraíba na IV Mostra Nacional de Experiências Em Atenção Básica

Pocinhos- PB

Entre diversos projetos enviados para a IV Mostra Nacional de Experiências Em Atenção Básica que acontecerá em Brasília, entre os dias 12 a 15 de março, Pocinhos obteve uma posição satisfatória, sendo escolhida para representar o estado da Paraíba.

Através de uma chamada pública, enviada pela Coordenação de Saúde Mental, álcool e Drogas do Ministério da Saúde sobre Percursos Formativos das RAPS (Redes de Atenção Psicossocial), com o intuito de implantar uma rede em Formação Permanente, a cidade ganhou visibilidade com o projeto: “A reorganização do processo de trabalho em equipe a partir da Auto - avaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (AMAQ-AB) na equipe da UBS João Bonfim de Araújo em POCINHOS-PB”.

O projeto visa os pensamentos da Saúde Mental na Atenção Básica e Desinstitucionalização, com o objetivo de refletir e criar estratégias eficazes no que concerne ao acolhimento humanizado da população que busca o serviço, e ainda, levantar dados a respeito da qualidade e quantidade dos atendimentos realizados pela equipe do PSF, NASF e CAPS do município; e cartografar as principais dificuldades vividas pelos profissionais de nível técnico (Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de saúde bucal) no que tange ao trabalho cotidiano com pacientes usuários de drogas e outras demandas.

De acordo com a secretaria de saúde, 20 profissionais irão passar um mês na rede preceptora (equipe que receberá os profissionais da rede de formação e irão apresentar propostas e estratégias para estudo), durante 10 meses e, a cada mês 02 irão para a rede localizada no Município de São Bernardo do Campo /SP.

Durante todo este processo o município através da supervisão clinica irá montar junto com os profissionais: Fórum de Saúde Mental, Cursos e Capacitações para os demais profissionais.

Decom –Paolloh Oliver