13/02/2014
Prefeito Cláudio Chaves assina termo de parceria com projeto Rio Mamanguape Prefeito Cláudio Chaves assina termo de parceria com projeto Rio Mamanguape

Prefeito assina termo de parceria

O prefeito, Cláudio Chaves da Costa (PMN), assinou na tarde desta quarta-feira, 12 de fevereiro, termo de parceria com o projeto Rio Mamanguape fase II.

A solenidade aconteceu na câmara de vereadores da cidade de Lagoa Seca, contou com a participação de representantes das 7 cidades, incluindo Pocinhos, que passa a ser a 8ª cidade contemplada com as ações do Projeto.

Na ocasião, estiveram presentes, a secretária de saúde, Dra. Adriana Melo, secretário de ação social, Fernando Silva, coordenadora do meio ambiente, Tayse Almeida e a secretária adjunta de cultura, Marissandra Porto. Todos acompanhados da assessoria de imprensa.

A reunião teve como principal objetivo firmar parcerias entre prefeituras e secretarias, para que juntos possam desenvolver ações que colaborem com o projeto que está em sua fase II, desde 03 de fevereiro.

Pocinhos passa a ser a 8ª cidade paraibana a ser inclusa no projeto, uma iniciativa do prefeito, que em conversa com a coordenadora, Maria José, ainda no ano de 2013, mostrou interesse e, principalmente compromisso em trabalhar em parceria.

A principal nascente do rio está localizada exatamente em Lagoa Salgada, que pertence ao município pocinhense.

“Esse projeto é de inteira importância, e irá beneficiar os agricultores, a exemplo, de construção de cisternas, açudes, tanques, cursos de capacitação e principalmente arborização das margens do rio em Lagoa Salgada”. Destaca o prefeito.

O projeto

O projeto atua na recuperação de áreas degradadas, armazenamento de água da chuva e aproveitamento sustentável dos recursos hídricos no Estado da Paraíba.

Oferece apoio ao acesso de populações aos recursos hídricos e infraestrutura necessária para o desenvolvimento de iniciativas produtivas apropriadas à realidade do semiárido.

As ações são implantadas nas comunidades de Esperança, Matinhas, Alagoa Nova, Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Montadas , Areial e agora Pocinhos.

O rio Mamanguape já está comprometido, com 70% de sua capacidade assoreada, afirma a professora Maria José.

“O projeto consegue recuperar áreas degradadas, realizar armazenamento de água da chuva e aproveitamento sustentável dos recursos hídricos no Estado da Paraíba”. Finaliza.