25/02/2014
Prefeitura de Pocinhos realiza Dia 'D' de combate contra a dengue Prefeitura de Pocinhos realiza Dia 'D' de combate contra a dengue

Pocinhos contra a dengue

A Prefeitura de Pocinhos, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), promoveu nesta terça-feira (25), o “Dia D” de Combate à Dengue.  Com o slogan “Pocinhos contra a dengue”, funcionários da unidade básica de saúde (UBS), João Bonfim, percorreram alguns bairros da cidade conscientizando à população e detectando foco do mosquito.

Durante toda a manhã, foram realizadas ações educativas com a participação dos Agentes de Saúde que distribuíram material educativo e orientaram a população sobre os cuidados que devem ser tomados com a doença e as principais formas de preveni-la.

“O mais importante é que cada cidadão assuma o compromisso de se engajar na luta pela erradicação dos focos do Aedes. É preciso evitar jogar na rua objetos que sirvam de habitat para o desenvolvimento das larvas. O poder público sozinho não vai conseguir essa meta. Dependemos do empenho de cada um”, adverte a secretária de saúde, Dra. Adriana Melo.

De acordo ela, na próxima semana, será intensificada mais ações contra o mosquito, desta vez no bairro do Cajueiro.

Dados de 2014 apontaram cerca de 20 casos de dengue na cidade, sendo os bairros, Nova Brasília e Cajueiro, responsáveis por 80% deles.

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

O que é Dengue?

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.

Ascom- Pocinhos