28/02/2014
Jornal da Paraíba destaca que a cidade de Pocinhos aumenta ações de combate à dengue Jornal da Paraíba destaca que a cidade de Pocinhos aumenta ações de combate à dengue

Pocinhos registra nove ocorrências de dengue, casos confirmados nas últimas semanas e saúde deflagra ação contra o mosquito

Pocinhos Contra a dengue

Na edição da última quarta-feira (26), o jornal da Paraíba, destacou a confirmação de nove casos de dengue na cidade de Pocinhos, cariri do estado, em apenas duas semanas, o que levou a secretaria municipal de saúde a promover uma série de mobilizações para evitar o surto da doença.

Após promover um treinamento com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, os servidores ganharam as ruas do município desde a última terça (25), para impedir que mais pessoas sejam vítimas da doença que tem aparecido principalmente nos bairros da Cagepa, Cajueiro, Bela Vista e Nova Brasília.

De acordo com Kaliup Leonora, coordenadora da vigilância ambiental da cidade, após as chuvas que caíram neste mês de fevereiro, pelas condições geográficas da cidade, foram formadas diversas poças de água ao longo das ruas, o que facilitou o crescimento das larvas do mosquito.

“Praticamente não tínhamos casos confirmados de dengue em Pocinhos. Mas foi começar a chover e formar as poças nas ruas que as pessoas começaram a procurar o serviço de saúde com sintomas da doença”, confirmou Kaliup Leonora.

E para evitar novos casos, além do combate às larvas com pó químico, os agentes de saúde estão distribuindo para a população armadilhas confeccionadas com garrafas pet. Utilizando essa técnica, segundo a coordenadora de vigilância sanitária no município, o número de casos deve ser reduzido, uma vez que até o final desta semana todos os 12 bairros da cidade serão visitados pelas equipes de atenção básica à saúde.

Ascom – Pocinhos