08/03/2014
Festival de capoeira anima o município de Pocinhos neste fim de semana Festival de capoeira anima o município de Pocinhos neste fim de semana

Neste sábado (8) até domingo (9), o festival ‘BerimbaFlor’ acontece em Pocinhos, com rodas de capoeira, oficinas, debates e palestras.

O município de Pocinhos, cariri do estado, apresenta o festival de capoeira “BerimbaFlor’, que começou na tarde deste sábado (8) e segue até o domingo (9). Além das rodas de capoeira, o evento traz palestras, debates, oficinas e apresentações em praça pública.

O evento acontece no ginásio de esportes e conta com o apoio da prefeitura municipal, através da secretaria de cultura e educação. Cerca de 200 capoeiristas participam do festival, que reúne representantes da capital do estado, João Pessoa, e também dos pernambucanos, Recife.

O festival está sendo organizado pelas mulheres capoeiristas, Sereia, Neon e Serena, inclusas no grupo Capoeira Brasil, da própria cidade. Na supervisão do professor Neno e do instrutor Teton, tendo como convidadas especiais à instrutora Thya e Folha de Fortaleza-CE.

Na solenidade de abertura do festival, nesta tarde, houve palestras, rodas de capoeira e aulas com diversos instrutores convidados, entre eles, a instrutora Thya Mineli da capital pernambucana, Recife.

De acordo com Thya Mineli, o projeto ‘BerimbaFlor’, já vem sendo desenvolvido a cerca de  7 anos em Recife, e essa é a primeira vez que o festival é apresentado fora do estado pernambucano.

O grupo pocinhense de capoeira, Capoeira Brasil, beneficia mais de 200 atletas com esse esporte, desenvolve atividades com crianças carentes do município, como afirma o professor de capoeira local, Neno.

- Atualmente mais de 200 jovens são altamente beneficiados com esse esporte na cidade, maioria deles carentes. Com o incentivo da prefeitura, através dos programas sociais, mais educação e pró-jovem, conseguimos desenvolver um trabalho plausível e, hoje recebemos um festival com tamanha importância, destacou.

As atividades desde sábado terminam com uma roda de capoeira montada em frente à igreja matriz da cidade.

Dia 9, Domingo.

6h30: Missa em homenagem aos capoeiristas.

8h30: Berimbalada.

13h: Aulas com o mestre FEIJÃO.

Capoeira

A capoeira, expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, foi desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos e é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos embalados por uma trilha musical feita pelos jogadores.

Ascom – Pocinhos