29/03/2014
Secretária adjunta de cultura recebe o título de gestora cultural Secretária adjunta de cultura recebe o título de gestora cultural

Solenidade aconteceu no Sesc centro em Campina Grande

A secretária adjunta de cultura da cidade de Pocinhos, Marissandra Porto, está entre os 170 formandos que receberam na tarde desde sábado, 29 de março, o certificado do Curso de Formação de Gestores Culturais da Paraíba, no Centro Social do Comercio (Sesc), em Campina Grande.

O Curso foi realizado em parceria com o Ministério da Cultura, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Instituto de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB) e a Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec). O curso é realizado como parte integrante da implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no Estado.

Secretária adjunta de cultura, Marissandra Porto, secretário de cultura da Paraíba, Chico César e o  assessor de imprensa, Paolloh Oliver.

Na oportunidade, o secretário de cultura do estado, Chico César, disse que o curso teve grande importância para qualificar a atuação dos agentes culturais, bem como consolidar as políticas públicas de cultura em todo o território paraibano. Com esta ação, a Secult-Pb passou a atender uma demanda histórica do movimento cultural.

“Formar gestores para atuar na sociedade civil e no poder público é fundamental para elaborar os programas, entender os mecanismos introduzidos recentemente no país pelo Governo Federal e buscar recursos em várias frentes”, analisou o secretário.

Ao todo, foram criadas seis turmas, distribuídas em seis regiões do Estado, contemplando as regiões do Litoral, Brejo, Cariri, Curimataú, Agreste/Borborema e Sertão, visando dinamizar o aproveitamento do potencial cultural de cada uma e viabilizar maior abrangência e acessibilidade dos participantes.

Para a realização da ação, foram investidos cerca de R$ 790.000,00, a partir de um convênio estabelecido entre Secult-PB e MinC.

Neste sábado, a programação foi iniciada com a apresentação dos trabalhos finais dos participantes, às 9h. À tarde, a partir das 14h, houve a solenidade oficial, com pronunciamento das representações de cada instituição envolvida.

Às 15h, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, proferiu a palestra "A importância da formação e os desafios da gestão cultural no contexto atual". E em seguida, foram entregues os certificados de conclusão.

Os conteúdos foram trabalhados em duas etapas, sendo uma virtual e outra presencial, com abordagem dos seguintes temas: Políticas Públicas de Cultura / Sistema Nacional de Cultura; Diversidade e Desenvolvimento Cultural; Planejamento e Gestão, Gestão em Rede e Instâncias de Governança; Elaboração de Projetos, Editais, Marketing Cultural e Captação de Recursos; Licitação, Prestação de Contas e Convênios; SICONV (Passo a passo na elaboração de Convênios); Seminário de Apresentação dos Projetos de Intervenção na Ação Cultural dos Municípios.

Para finalização do curso, foram formados grupos que elaboraram projetos culturais de intervenção em seus municípios, agregando os conteúdos apreendidos ao longo dos módulos. Participaram da formação agentes culturais de toda a Paraíba, com atuação nas mais diversas áreas, bem como gestores públicos e privados.

Ascom com Secult-Pb