09/07/2014
Pocinhos realiza formação para os alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado Pocinhos realiza formação para os alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado

A Prefeitura Municipal de Pocinhos, através da Secretaria de Educação, iniciou no dia 7 de julho, o curso de formação inicial para alfabetizadores e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

A formação acontece até o dia 11 de julho, das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Educação.

No evento, estiveram presente o Prefeito Cláudio Chaves, a Secretária de Educação, Silvana Leal, e a Coordenadora Geral de Educação, Ody Alcoforado, além dos alfabetizadores e coordenadores do programa.

O prefeito destacou a importância do programa que é destinado a alfabetização de pessoas do município, como forma de incentivar oportunidades de profissionalização para todos. “A gestão municipal tem um compromisso com as pessoas atendidas neste programa, jovens, adultos e idosos, sendo uma estratégia de apoio à cidadania e o processo de escolaridade”, enfatizou.

A secretária de Educação, Silvana Leal, destacou a importância do PBA para os jovens e adultos que não foram alfabetizados. “Tivemos a pouco tempo a excelente notícia de que o Plano Nacional de Educação foi aprovado. Dentre as 20 metas listadas no plano, está a erradicação do analfabetismo e, para isso, o PBA tem um papel fundamental, pois o Programa têm a chance de transformar a vida de pessoas por meio da educação”, ressalta a Secretária.

Além da Secretaria Municipal de Educação, o PBA também tem o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Secretaria Municipal de Saúde que em parceria desenvolverão ações tais como: emissão de documentos pessoais para aqueles alunos que ainda não os têm, inclusão em programas sociais do governo federal, para aqueles que atendem aos requisitos, bem como, detecção de problemas de saúde, como por exemplo, dificuldades de enxergar.

Vale salientar que as ações do PBA têm continuidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA), outra modalidade de ensino que o município vem dando uma atenção especial, dada a importância e necessidade de qualificação profissional dos jovens e adultos do município de Pocinhos.

No município são 03 coordenadores, 19 turmas e 205 alunos atendidos.