15/11/2014

Começou na tarde desta quarta-feira, na cidade de Pocinhos, a programação da Semana da Água: ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Pocinhos e Projeto Rio Mamanguape – Fase II, que celebra os resultados das ações desenvolvidas no município durante este ano. Esta é a primeira vez que o evento acontece na cidade, que foi inserida recentemente na área de abrangência da iniciativa que é patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

A atividade foi aberta oficialmente pela coordenação do Projeto e por autoridades municipais. Na ocasião, o prefeito de Pocinhos falou da nova experiência que sua gestão está vivendo a partir da parceria. “Foram menos de 10 meses de ações, mas que contribuíram e estão contribuindo de forma muito decisiva com a vida das pessoas, principalmente dos jovens das escolas públicas. A cultura da boa nutrição, através da consciência da preservação ambiental, está ajudando a melhorar a vida da comunidade” frisou Cláudio Chaves da Costa.

Na oportunidade, o gestor foi acompanhado de alguns secretários municipais como Silvana Cavalcanti Leal (Educação), Eurivaldo Araújo (Saúde) e a primeira-dama Joelma Magali Melo. A nutricionista Thaiula Marinho, que também participa de forma intensa das ações do Projeto na cidade, também participou do momento, além da Secretária Adjunta de Cultura, Marissandra Porto e o Chefe de Gabinete, George Brito.

Para abertura da Semana da Água, a apresentação cultural dos alunos do Colégio Municipal Padre Galvão chamou a atenção da comunidade. Os jovens fizeram uma paródia que destacou a importância da água como bem mais precioso para humanidade. O trabalho, que foi desenvolvido durante uma gincana, foi aplaudido por todos que participaram do evento.

De acordo com a coordenadora do Projeto Rio Mamanguape, a inserção de Pocinhos na área de abrangência do projeto se deu principalmente pela identidade que o município tem com as ações desenvolvidas na região. “Em menos de um ano de atuação já encontramos resultados fabulosos em Pocinhos. No quesito Educação Nutricional, as práticas exitosas dos educadores nas unidades de ensino são maravilhosas. As principais delas serão conhecidas nesta sexta, quando inclusive, durante a realização da I Exposição Pedagógica do Programa Mais Educação. Pocinhos é uma cidade que tem uma intimidade com nosso Projeto, por isso a necessidade de inclusão do município, que também já vem desenvolvendo ações importantes nas outras áreas, como Recursos Hídricos e Preservação do Meio Ambiente”, relatou Maria da Conceição Jerônimo (Cecita Jerônimo).