30/03/2015
Prefeitura de Pocinhos investe na qualidade da merenda escolar Prefeitura de Pocinhos investe na qualidade da merenda escolar

Melhorias no cardápio, acompanhamento de nutricionistas, atividades de educação nutricional e compra de alimentos de qualidade são alguns dos fatores que a Prefeitura de Pocinhos, através da Secretaria Municipal de Educação, vem adotando ao longo dos dois últimos anos visando proporcionar aos alunos da rede de ensino uma merenda escolar de qualidade, saborosa e nutritiva.

A Prefeitura Municipal de Pocinhos, através da Secretária de Educação, adquiriu neste ultimo mês de março os seguintes itens: Achocolotado em pó, açúcar triturado, alho in natura, arroz branco comum, arroz parbolizado, pão, biscoito cream cracker, biscoito tipo maria, carne de charque, carne bovina, colorífico, cominho, cural de milho verde, feijão carioquinha, flocos de milho pré cozido, frango, leite em pó, macarrão, óleo, margarina vegetal, ovos, sal refinado, temperos, proteínas texturizada de soja, vinagre, dentre outros itens.
Dos produtos oriundos da agricultura familiar, a prefeitura adquiriu leite integral, polpas de frutas, bebida láctea, tomate, chuchu, cenoura, alface, couve, batata, cebola, limão, dentre outros itens.
Para as creches, além desses alimentos ainda foram adquiridos também banana, abacaxi, laranja e mamão.
Segundo a secretária de Educação, Silvana Cavalcanti Leal, os alimentos são comprados através de licitação pública e da Chamada Pública, onde são adquiridos gêneros da agricultura familiar, conforme exige a legislação vigente.

O cardápio oferecido aos alunos da rede de ensino de Pocinhos é elaborado por nutricionista para atender as necessidades nutricionais estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), exigido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com o setor de nutrição, todos os cardápios seguem orientações do Programa de Alimentação Escolar e contém alimentos variados, seguros, que promovem hábitos de alimentação saudáveis, que contribuem para o crescimento e desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar.

As merendeiras também recebem treinamentos semestrais sobre boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos.