30/05/2015
3ª Conferência Municipal de Educação discute o Plano Municipal de Educação de Pocinhos 3ª Conferência Municipal de Educação discute o Plano Municipal de Educação de Pocinhos

A Prefeitura Municipal de Pocinhos, por meio da Secretaria de Educação e Comissão Coordenadora do Plano Municipal de Educação, realizou, nesta quinta-feira (28), a 3ª Conferência Municipal de Educação para análise e discussão do documento-base do Plano Municipal de Educação (PME) 2015-2025. A conferência foi realizada no Colégio Municipal Padre Galvão e contou com a participação de cerca de 300 participantes inscritos entre professores, diretores escolares, coordenadores, conselheiros, pais de alunos, oficineiros, dentre outros.

Durante a conferência foram apresentadas as 20 metas e estratégias do Plano Municipal de Educação. O público presente foi dividido em 06 (seis) comissões temáticas intituladas: Garantia do direito à Educação Básica, Superação das desigualdades e a valorização da diversidade, Qualidade e ampliação do acesso à educação superior e à pós graduação, Valorização dos profissionais da educação, Efetivação da gestão democrática e Ampliação dos investimentos.

A Secretária de Educação, Silvana Cavalcanti Leal, que participou ativamente da conferência, considerou positiva a participação dos profissionais da educação “Os participantes tiveram a oportunidade de analisar o documento-base, suprimirem o que não achavam coerente e proporem sugestões, modificando parcialmente o texto, acrescentando novas ideias e assim se sentiram parte da construção do Plano Municipal de Educação de Pocinhos”, avaliou.

As sugestões das Comissões Temáticas e da sociedade em geral foram apresentadas na Plenária organizada no horário da tarde, que foram encaminhadas a Comissão que sistematizará e consolidará as sugestões no documento-base consolidado que, por sua vez, encaminhará ao Executivo, o qual enviará o Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para votação.

Plano Municipal de Educação – O documento-base é fruto do trabalho coletivo desenvolvido pela Comissão Coordenadora do Plano Municipal de Educação, responsável em primeira instância pela elaboração do documento base. Houve a participação de aproximadamente de 30 pessoas envolvidas no processo, entre representantes de vários segmentos.

O Plano Municipal de Educação se constitui num Plano de Estado e representa um compromisso democrático dos entes federados com a garantia e a qualidade de ações que envolvem o sistema educacional. O documento-base é a proposta preliminar do Plano Municipal de Educação, um instrumento de referência para o debate público. A partir dele a conferência legitimou os consensos e acordos necessários sobre os desafios educacionais prioritários e as formas de enfrentá-los ao longo da década de vigência do plano.