29/04/2016
Coopacne inicia trabalhos na comunidade de Meia Pataca de Baixo Coopacne inicia trabalhos na comunidade de Meia Pataca de Baixo
Vista do tanque de pedra da Meia Pataca de Baixo em EsperançaVista do tanque de pedra da Meia Pataca de Baixo em Esperança

Diversos municípios brasileiros, com evidência no Nordeste, sofrem com a escassez de recursos hídricos, muitas vezes causados pela seca ou inacessibilidade de água ao local. Em especial nos últimos anos, verificou-se uma estiagem violenta, que tem causado vários prejuízos à atividade animal e vegetal.

A Coopacne – Cooperativa de Projetos Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda., patrocinada pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental vem buscando sistematicamente minimizar os efeitos negativos da escassez deste recurso, seja pela construção de cisternas, tanques de pedra ou sistemas de abastecimento singelo. Através de solicitações da comunidade de Meia Pataca de Baixo no município de Esperança, foi apontada uma dessas formas de acesso à água executadas pelo Projeto.

Realizaram-se estudos preliminares e verificou-se o potencial satisfatório de implantação de um tanque de pedra localizado na área rural do município de Esperança, visando atender famílias que não tem acesso à agua nos níveis de potabilidade exigidos para consumo humano.

Este tanque é cercado por propriedades rurais de baixa renda que não tem uma cultura de zelar pela água presente. Trata-se de um assentamento de famílias, em sua grande maioria, carentes que não tem dinheiro para comprar água. Cabe então ao projeto, oferecer as benfeitorias físicas, capacitações e palestras para conscientização da comunidade local sobre o correto manejo da água e maneiras de minimizar o impacto das atividades humanas sobre as mesmas.

Nesse Projeto, assim como nos demais a Coopacne visou explanar a localização do tanque, seus componentes para o correto funcionamento, bem como apresentar um orçamento preliminar e cronograma físico. Para tanto, já foram realizadas as reuniões, iniciando assim os trabalhos de construção do tanque de pedra, que deverá beneficiar diretamente cerca de 40 famílias.Vista do tanque de pedra da Meia Pataca de Baixo em Esperança