18/04/2017
Prefeitura de Pocinhos viabiliza atendimento e mutirão de castração gratuitos para animais abandonados Prefeitura de Pocinhos viabiliza atendimento e mutirão de castração gratuitos para animais abandonados

Prefeitura de Pocinhos viabiliza atendimento e mutirão de castração gratuitos para animais abandonados

 

O Domingo de Páscoa (16), em Pocinhos, foi marcado por muito trabalho e solidariedade aos animais errantes em idade reprodutiva. A primeira edição do projeto “Veterinário Amigo, Animais bem cuidados” foi idealizado pela coordenadora de Vigilância Ambiental e veterinária do município, Kalliup Leonora, que contou com o auxílio de colegas médicos veterinários, estudantes e voluntários. O projeto atendeu 10 animais, entre cães e gatos, com realização de consultas, exames e cirurgias de laqueadura. A iniciativa tem por objetivo possibilitar uma melhor qualidade de vida aos animais, bem como exercer um maior controle de natalidade, o que reduzirá o número de animais abandonados.

Segundo a mentora do projeto, Kalliup Leonora, o atendimento e mutirão de castração são alternativas viáveis, entre outras coisas, para a contenção populacional de animais errantes. “Acredito que, ao realizar essa atividade, estamos contribuindo para minimizar o sofrimento de alguns animais que padecem de enfermidades, bem como para reduzir os problemas que animais soltos nas ruas podem trazer. Além de causar acidentes em vias públicas, transmitem doenças aos humanos. O controle de natalidade também, sem dúvida, traz benefícios para todos, pois, evitando a proliferação desregrada, reduziremos o grande número de animais que vivem a perambular pela cidade”, explicou. A profissional também falou sobre o pioneirismo de Pocinhos em questões de proteção e bem estar animal. “Quero enfatizar a minha satisfação, enquanto médica veterinária, em ter contado com o total apoio da Secretaria de Saúde e da Prefeitura Municipal de Pocinhos, destacando, sobretudo, o incentivo da secretária Roseane Araújo e do prefeito Cláudio Chaves, que foram atentos e compreenderam a importância desse pleito legítimo e justo.”

Já o veterinário Edroaldo Cavalcante, coordenador técnico dos trabalhos, destacou que a questão da saúde dos animais deve ser pensada de forma ampla. “Existe a necessidade de implantação de políticas públicas para a saúde e o bem estar dos animais, uma vez que essas criaturas nas ruas são vetores de diversas doenças. Decorre dessa constatação a necessidade de pensar a saúde pública de forma abrangente, porque a nossa saúde, em parte, depende da integridade sanitária dos animais. Por essa razão, cumprimento os gestores de Pocinhos que demonstram estar cientes sobre a complexidade que envolve essa questão”, afirmou.

Dos 10 animais atendidos, em dois foram realizados exame geral com indicação de piometra e, por isso, seguido de histerectomia; um animal passou por atendimento clínico e trabalho de prevenção de câncer de mama e outras sete cadelas se submeteram à cirurgia de laqueadura - OSH (ovário salpingo histerectomia). 

O projeto “Veterinário Amigo, Animais bem cuidados” terá o total de sete edições e também objetiva favorecer a adoção dos cães e gatos atendidos, uma vez que, estando bem de saúde, eles têm mais chances de sair das ruas e ter uma família.

Os interessados em obter mais informações sobre o próximo evento devem se dirigir à coordenação de Vigilância Ambiental. 






 
 
 

 

 


.

.

.

.

 
 
   A Prefeitura

 Gabinete do Prefeito
 Gabinete da Vice-Prefeita
 Secretaria de Administração
 Secretaria de Agricultura
 Sec. de Assistência Social
 Secretaria de Cultura
 Secretaria de Educação
 Secretaria de Extraordinária
 Secretaria de Finanças
 Secretaria de Indústria e Comércio
 Secretaria de Infraestrutura
 Secretaria de Saúde
 Procuradoria Geral do Município
 Assessoria de Comunicação
 
 A Cidade

 História da Cidade
 Telefones Úteis
 Pontos Turísticos
Transparência

 Portal da Transparência
 Licitações
 Diário Oficial