27/06/2019
EXPECTATIVA: Pocinhos se prepara para realizar o seu 1º Festival de Folclore EXPECTATIVA: Pocinhos se prepara para realizar o seu 1º Festival de Folclore

Depois do sucesso que foi o Arraial do Cariri e a VII edição da Cavalgada Turística e Ecológica, a cidade de Pocinhos vive a expectativa da realização do seu 1º Festival de Folclore, que acontecerá de 27 a 30 de Junho de 2019.

Idealizado pela Ativista Cultural e Secretária Adjunta de Cultura do município, Marissandra Porto, o evento tem a realização da Prefeitura Municipal.

De acordo com Marissandra, o Festival de Folclore foi criado com o intuito de preservar e difundir o folclore brasileiro na cidade e região. “Queremos oferecer a oportunidade para as pessoas conhecerem e se envolverem com a cultura e aos grupos que participarem a oportunidade de conhecer nossa população, criando assim um intercâmbio cultural”, ponderou.

Conhecida e respeita na região pelo seu forte ativismo em favor da Cultura, Marissandra exalta o Festival e a história que o fez surgir.  "O Festival de Folclore de Pocinhos era um sonho antigo, que nasceu desde a criação do Grupo de Danças Populares Tropeiros de Emerenciana em 1990. Hoje extinto, mas que deu bons frutos, o Balé Folclórico Sisais criado pelos ex-componentes Evandro Gomes e Erivelton Nóbrega, onde dançam minha filha Debora, meu genro Paulinho, também ex-componentes e dois dos meus netos, Lara e Pedro e do qual tenho orgulho de ser madrinha”

O prefeito Cláudio Chaves ao conhecer o projeto, reconheceu de imediato o seu valor cultural e turístico. Por isso, determinou que o evento fosse parte do calendário de comemorações juninas do município. “O Festival foi apresentado ao prefeito Claudio e imediatamente adotado por ele. Se Deus nos permitir será o primeiro de muitos. Há em nosso coração a certeza de que um povo que não preserva sua cultura, é um povo sem história e sem raiz. Em Pocinhos nós valorizamos a cultura, a história e as raízes."  afirmou Marissandra.

Esta primeira edição contará com a participação dos Grupos:

- Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra - Campina Grande-PB

- Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema,  Campina Grande-PB