03/09/2019
Prefeitura mantém trabalho que auxilia produtores rurais no período seco Prefeitura mantém trabalho que auxilia produtores rurais no período seco

Com o objetivo de fortalecer os produtores rurais do município, a Prefeitura de Pocinhos segue com o trabalho de ensilagem, fornecendo o trator e a ensiladeira, sem quaisquer custos para os agricultores.

Com a iniciativa, a Prefeitura permanece agindo de modo a auxiliar os produtores no processo de produção de alimento para o período seco. O incentivo é cada vez maior para que os produtores passem a realizar essa prática que é de fundamental importância.

"É ai onde está o segredo. Produzir na seca, período onde há ausência de pastos. O produtor tem a alternativa de fornecer alimento de qualidade mantendo ou até aumentando sua produção", afirmou Henrique Melo, Secretário Adjunto de Agricultura do município.

Entenda o processo:

Ensilagem é o método de produção da silagem que se baseia na conservação de forragem para alimentação animal baseado na fermentação láctica da matéria vegetal durante a qual são produzidos ácido láctico e outros ácidos orgânicos, o que causa a diminuição do pH até valores inferiores a 5 e a criação de anaerobiose.

A acidificação e a anaerobiose interrompem o processo de degradação da matéria orgânica, que assim fica conservada, retendo as qualidades nutritivas do material original melhor que o feno. A matéria orgânica utilizada é em geral proveniente da colheita de plantações comerciais, usualmente leguminosas ou gramíneas, as quais são cortadas em pequenos fragmentos, os quais são armazenados em silos verticais ou trincheiras revestidas com plástico ou compactados em fardos herméticos revestidos por um filme de plástico hermético. O material resultante, designado também por silagem, é utilizado como alimento dos gados, em particular dos ruminantes, nas épocas de escassez de alimento natural.

ASCOM POCINHOS

Caco Pereira