13/09/2019
Pocinhos mantém a tradição e comemora a Independência do Brasil em grande estilo Pocinhos mantém a tradição e comemora a Independência do Brasil em grande estilo

Um belo espetáculo cívico, assim pode ser definido o primeiro dia de comemorações em alusão a Independência do Brasil, realizado pela Prefeitura de Pocinhos, através da Secretaria de Educação, no último dia 07 de setembro.

No primeiro dia desfilaram a Creche Irmã Santana, o Colégio Municipal Padre Galvão que apresentou a temática de Jackson do Pandeiro e a Escola Estadual Antônio Galdino. Apresentaram-se as bandas da Escola Antônio Galdino, do Colégio padre Galvão, Dos Veteranos de Pocinhos, além de Zoroastro Coutinho de Puxinanã.

A Secretaria de Assistência Social também participou do desfile, levando para as ruas da acidade a apresentação dos diversos serviços que são oferecidos à população pocinhense.

O prefeito Cláudio Chaves definiu o evento como algo bastante marcante, pois, a sociedade em geral e o comércio sempre ganham com esse tipo de evento. Já o Secretário de Educação, professor Júlio Cézar, ressaltou que a importância do evento se dá pelo envolvimento e competência da equipe de educação do município, fazem acontecer.

Depois da grande festa no primeiro dia de comemorações, a Secretaria de Educação se prepara para mais uma etapa de festividades. A expectativa é que nesse dia 15, com um envolvimento ainda maior das escolas o desfile seja ainda mais marcante à vida da cidade.

Com a temática ‘Passeando pela trajetória da cultura indígena: Da origem à contemporaneidade’, o desfile desse dia 15 promete levar uma multidão ainda maior às ruas da cidade.

NOVO PERCURSO

O Secretário de Educação chama atenção para uma importante mudança no desfile desse dia 15. O evento terá um novo percurso. É importante atentar para essa mudança, de modo a prestigiar todo o desfile”, disse.

O novo percurso é o seguinte

1. Concentração das escolas e bandas no Ginásio;

2. Saída prevista para às 15h.

3. O percurso será com saída do Ginásio, segue pela rua Cônego Pequeno, direciona até o palanque de frente a igreja e desce passando pela Câmara de vereadores, até a dispersão que será em frente a Decoração. Nesse caso, não sobe mais pela rua da lotérica, pois, ali, estarão se concentrando as bandas!

Desfilarão neste dia 15

1.  Escola Municipal Rui Barbosa: O começo de uma nova civilização.

2.  Escola Municipal João XXIII: Os donos da terra.

3.  Escola Municipal José Avelino: Liberdade tomada.

4.  Escola Municipal Osman: Pra começo de História: Que índio sou eu?

5.  Escola Municipal Elizete Pereira de Araújo: Valores culturais indígenas: O ontem no hoje.

6.  Escola Municipal Maria da Guia: De língua em língua construímos cultura.

7.  Escola Municipal Santa Terezinha: Essa tribo tem cultura.

8.  Escola Municipal José Tomé: Histórias de Índio: Conhecer para preservar.

9.  Escola Municipal Manoel Agostinho: Resistir: Questão de sobrevivência.

Para ver todas as fotos do desfile do dia 7 de Setembro. clique AQUI.

ASCOM POCINHOS

Caco Pereira