23/08/2013
SECRETARIA DE CULTURA OFERECE PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA DO FOLCLORE SECRETARIA DE CULTURA OFERECE PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA DO FOLCLORE

A secretaria de cultura do município de Pocinhos através da prefeitura municipal oferece uma programação cultural nesse sábado (24), em homenagem ao dia do folclore, as apresentações acontecerão em praça pública.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO 19H

Grupo capoeira Brasil – Pocinhos

Grupo Teatral – Peça Karolina com K

Grupo de axé – Paulo Kent

Declamação de poesias com o poeta Gabriel

Projeto Música na Praça – Grupo Cangaceiros do forró (Pé de Serra)

Criação da data

O Congresso Nacional Brasileiro oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

Comemoração

O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centro culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.

Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

Assessoria de imprensa