30/08/2013
Pocinhos participa da IV Conferência do Desenvolvimento Rural em João Pessoa Pocinhos participa da IV Conferência do Desenvolvimento Rural em João Pessoa

Pocinhos esteve representada por Tayse de Almeida, coordenadora de agricultura e meio ambiente

Com o objetivo de elaborar um documento base sobre as políticas de desenvolvimento territorial para a Paraíba, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), realizou nesta quarta e quinta-feira (28 e 29) a IV Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O encontro aconteceu no ESPEP-João Pessoa, sugestão de discutir a divisão territorial partiu do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a fim de criar regiões que possuem semelhanças em níveis geográficos, socioeconômicos, e de identidade cultural, para direcionamento de políticas públicas de desenvolvimento. Atualmente, a Paraíba é dividida em quinze territórios que recebem programas e incentivos das esferas estadual e federal.

Nos últimos meses, cerca de 1,3 mil pessoas, tanto do poder público quanto da sociedade civil, participaram das quinze conferências territoriais em todo o estado, nas quais foram eleitos 130 delegados para levar as propostas e construir o documento estadual durante a 4º Conferência. “O Governo do Estado acompanhou as conferências territoriais, de onde surgiram propostas importantes para o direcionamento das políticas de desenvolvimento rural sustentável estadual. Agora é o momento de reuni-las durante a Conferência, criando um documento base a ser encaminhado para a conferência nacional”, comenta o secretário de desenvolvimento da agropecuária e da pesca, Marenilson Batista.

Na etapa estadual, foram escolhidos delegados para levar o documento base do estado para a Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, no mês de outubro, em Brasília, onde será elaborado o plano nacional. “A Paraíba continua tendo uma dinâmica intensa nos territórios, contribuindo com qualidade para a conformação do documento nacional que vai pautar as políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável”, diz Marenilson Batista. A eleição dos delegados, tanto na esfera territorial quando estadual, observa a paridade de gênero, a cota mínima de 20% de jovens e a proporcionalidade entre o poder público (um terço) e a sociedade civil (dois terços).

Temáticas –Este ano, as conferências têm como tema geral “Por um Brasil Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer”. As discussões são centradas dentro de sete eixos temáticos: Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil Rural e fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia; Reforma agrária e democratização do acesso a terra e aos recursos naturais; Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade da vida; Gestão e participação social; Autonomia das mulheres; Autonomia e emancipação da juventude rural; e Promoção do Etnodesenvolvimento.