31/08/2013
Escolas Municipais desenvolvem mostras pedagógicas Escolas Municipais desenvolvem mostras pedagógicas

Durante o mês de agosto, várias escolas da Rede Municipal de Ensino de Pocinhos promoveram Mostras Pedagógicas, como culminância dos projetos realizados na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental ao longo do primeiro semestre de 2013. São apresentados, projetos interdisciplinares envolvendo os seguintes eixos temáticos: Monteiro Lobato e o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

A socialização dos trabalhos pedagógicos realizados, pelos alunos, preencheu as escolas de exposições com uma grande diversidade de modelos de atividades, o que oportunizou a troca de experiências pedagógicas.

Além da exposição, os alunos apresentaram peças teatrais, músicas, danças, coreografias. Os trabalhos resultaram de diversas estratégias e atividades como leitura, escrita e reescrita, pintura, recorte e colagem, construção com sucatas e modelagem.

Neste mês de grande efervescência cultural nas escolas, são apresentadas pelos próprios alunos obras literárias de Monteiro Lobato em forma de contos, fábulas, poesias, crônicas e paródias, entre outros gêneros textuais, por meio de apresentações de teatro, dança, música, coreografia e diversas manifestações artísticas produzidas em colaboração com os professores e apresentadas pelos alunos.

A beleza, o colorido, a magia e a arte expressas nas atividades expostas contagiou a todos que participaram da Mostra Pedagógica de todo um trabalho realizado com responsabilidade, dedicação e esmero.

O objetivo das Mostras é partilhar com a comunidade os projetos exitosos realizados pelos alunos e professores no primeiro semestre. “É uma devolutiva que nós damos aos pais e familiares sobre os projetos que são desenvolvidos em sala de aula”, diz uma professora.

Além da comunidade escolar, os trabalhos foram apreciados por profissionais da Secretaria Municipal de Educação, entre eles a Secretária de Educação, Silvana Leal, o Secretário Adjunto, Euclides Silvestre e a Coordenadora de Gestão Pedagógica, Ody Alcoforado.

Segundo a Secretária de Educação, Silvana Leal, o momento da mostra é importante para o reconhecimento do trabalho dos profissionais e participação das famílias na escola. “É uma oportunidade de constatar o trabalho competente, dedicado, eficiente, criativo e eficaz desenvolvido pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Pocinhos. A beleza e a originalidade dos trabalhos realizados contribuíram para uma troca de experiências pedagógica ímpar e para a valorização do trabalho realizado por cada professor em sala de aula”.