12/09/2013
Pocinhos Participa da IV conferência Estadual do Meio Ambiente Pocinhos Participa da IV conferência Estadual do Meio Ambiente

Representada pelo assessor da prefeitura Paolloh Oliver, Coordenadora de agricultura e Meio Ambiente Tayse Almeida e o ativista cultural Lucas Miranda.

Tayse Gomes eleita suplente na conferência estadual do meio ambiente. 16 votos da plenária.

Aconteceu nesta terça (10) e quarta-feira (11), em João Pessoa, a 4ª Conferencia Estadual de Meio Ambiente – CEMA-PB, com o tema “Resíduos Sólidos”. O evento foi aberto às 9h30, no Espaço Gospel, na Avenida Rui Carneiro, com a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB). Reuniu cerca de mil participantes entre delegados eleitos nas Conferencias Municipais, prefeitos, vereadores e autoridades ministeriais envolvidos com a temática.

Eleita Bandeira Mãe da Conferência

Para o coordenador da CEMA-PB, Beranger Araújo, a prefeitura Municipal de Pocinhos deu um grande passo na construção da Política Estadual capacitando e realizando conferência municipal. “A 4ª Conferência de Meio Ambiente acontece para consolidar esse esforço em contribuir com a Lei 12.305/2010, que determina a extinção dos lixões a partir de 2014”, frisou Beranger.

Cerca de 16 mil pessoas participaram das discussões sobre o que fazer com o lixo produzido nos municípios, na etapa regional. Na ocasião, foram eleitas, através de plenárias, as principais necessidades locais. A proposta da CEMA-PB é eleger as prioridades da Paraíba, na questão dos Resíduos Sólidos, para serem defendidas na Conferência Nacional, que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro, em Brasília.

Apesar da Lei ter sido promulgada há mais de três anos, o tema é atual e ainda desconhecido em muitos dos municípios do Estado. Rogério Ferreira, gerente executivo de Meio Ambiente da Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia ressaltou que a situação se torna ainda mais grave pelo fato da extinção dos lixões e implantação da coleta seletiva com as Unidades de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos terem que ser efetivados até agosto de 2014, sob pena dos municípios, além de multa, terem seus repasses federais suspensos.

Dentro da programação da CEMA-PB foram lançados: O Programa Estadual de Combate à Desertificação, do Prêmio Nacional ‘Cidade Pró Catador’, do Ministério do Meio Ambiente, e do ‘Acordo Setorial da Logística Reversa para Óleos e Lubrificantes’.

Entre as presenças confirmadas para o evento esteve presente o secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos; do diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Hummel, representando a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; além do secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho e outras autoridades ligadas ao tema.